Guia de Santos - SP
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.santossp.com.br

Praias

Praias

 

Ao contrário de outras cidades, os 7 km de praias de Santos são, na verdade, uma praia só, uma única enseada. Ocorre que a cidade é cortada por 7 canais, que acabam servindo de divisa entre os bairros, e consequentemente cada trecho de praia entre os canais recebe o nome do bairro a que pertence.

Da divisa de São Vicente até Canal 1 - Praia do José Menino
Do Canal 1 ao Canal 2 - Praia da Pompéia
Do Canal 2 ao Canal 3 - Praia do Gonzaga
Do Canal 3 ao Canal 4 - Praia do Boqueirão
Do Canal 4 ao Canal 5 - Praia do Embaré
Do Canal 5 ao Canal 6 - Praia da Aparecida
Do Canal 6 ao Canal 7 - Ponta da Praia

As condições naturais não diferem muito de uma praia para outra. Mas, no José Menino, próximo à Plataforma do Emissário Submarino, por exemplo, as ondas são um pouco mais fortes, propícias à prática do surf. Não é à toa que a Prefeitura mantém no local a Escolinha Radical, onde crianças têm aulas gratuitas de surf e bodyboarding.

Já as águas calmas e praticamente sem ondas da Ponta da Praia são mais indicadas para a prática de esportes náuticos, como vela, windsurf e jetski.

A praia mais badalada, freqüentada pelos "descolados", é a do Boqueirão (entre as Ruas da Paz e Ângelo Guerra, conhecida como "Joinville", devido a uma tradicional confeitaria existente em frente).

A maioria dos hotéis fica no Gonzaga. Já os apartamentos de temporada, costumeiramente a principal forma de hospedagem dos turistas de veraneio, se concentram mais nos bairros do Gonzaga, José Menino, Embaré e Aparecida, razão pela qual grande parte dos freqüentadores dessas praias, durante o verão, é de pessoas de outras cidades.

Fora isso, não se pode dizer que haja diferenças significativas entre as praias santistas. Em todas elas o banhista pode usufruir da mesma infraestrutura, como postos de salvamento, banheiros, chuveirinhos, quiosques de lanches, playgrounds para as crianças, além dos serviços da Guarda Municipal, que percorre diariamente as praias para garantir a segurança dos turistas e fiscalizar a prática de esportes, além de coibir a presença de animais.